Reparos
Tempo para solucionar os estragos
Dias firmes ajudam na recuperação dos transtornos causados pela forte chuva da última semana
Por Daniel Batista
[email protected]
(Estagiário sob supervisão de Débora Borba)
A chuva da última semana causou transtornos em diversos pontos de Pelotas. De acordo com o pluviômetro Central do Sanep, entre os dias 6 e 13 deste mês foram registrados 181 milímetros de chuva, acima da média para setembro, que é de 123,7 milímetros - conforme dados da estação agroclimatológica de Pelotas, da Faem/UFPel. Parte das vias atingidas em Pelotas e na Zona Rural já foi recuperada, mas o andamento e conclusão do cronograma dependem da permanência de tempo firme.
A situação entre as vias não pavimentadas é mais crítica no Laranjal. Conforme o titular da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Antônio Campos, a água no local ainda não escoou, devido ao alto nível da Lagoa dos Patos. Com essa circunstância, o trabalho de patrolamento não pode ser feito. "É uma tendência que foge a nossa capacidade de arrumar", afirma. No Balneário dos Prazeres, moradores bloquearam na última sexta-feira a avenida Ceará, próximo à esquina da praça Aratiba, pois desde o início da semana os ônibus não passam em uma das pistas.
Campos afirmou que o cronograma de recuperação é dividido em prioridades, como a recuperação das valetas, para o escoamento da água que permanece nas ruas e avenidas, feito manualmente e com retroescavadeiras, o patrolamento das vias em que passam ônibus e a recuperação do acesso e do entorno das escolas e postos de saúde do município. A previsão é que esta última etapa seja iniciada amanhã e que até o final de setembro todas as vias já estejam recuperadas. De acordo com o secretário, todos os 400 quilômetros de ruas não pavimentadas no município foram prejudicados com a chuva da última semana. A permanência de um período sem chuvas é fundamental, conforme o gestor, para a conclusão dos trabalhos, que estão divididos entre três equipes da Ssui.
Ele lembra, ainda, que os problemas são agravados pelo lixo encontrado nas ruas e avenidas. Durante as ações, é retirada por dia, de valetas e vias do município, uma média de 600 toneladas de materiais como sofás, colchões e entulhos de obras - inclusive dos locais que contam com Ecopontos, como o Laranjal. "É algo extremamente prejudicial", destaca.
Pontes recuperadas
Conforme o engenheiro civil da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Ezequiel Goia, as pontes que foram prejudicadas pelas chuvas na Zona Rural do município foram totalmente recuperadas já na última sexta-feira. Em relação às estradas, a atenção maior foi na Colônia Py Crespo, onde houve mutirão durante a sexta-feira, para recuperar cerca de 15 quilômetros de vias. Duas caçambas, uma retroescavadeira e uma motoniveladora foram deslocadas ao local, para auxiliarem nos trabalhos. Nos próximos dias, também serão desenvolvidos trabalhos como lançamento de cascalho, patrolamento e desobstrução de valetas em estradas do 4º Distrito, em Triunfo, e na Estrada do Sinott, em Monte Bonito.
Recuperação também em ruas pavimentadas
Luís Tejada, secretário de Obras e Pavimentação (Smop), afirmou que entre os dias 13 e 19 deste mês foram investidas 60 toneladas de asfalto para recuperação de ruas e avenidas afetadas pelas fortes chuvas. A prioridade é para a recuperação das vias com utilização de transporte coletivo e de trânsito mais intenso. Em alguns locais, os trabalhos ainda precisam ser finalizados. A previsão, segundo ele, é que os reparos nesses locais sejam concluídos até o final da próxima semana, caso o tempo permaneça firme. Ele salienta, entretanto, que a operação tapa-buracos segue normalmente atuando em ruas do município.
Ruas que receberam ações emergenciais
Avenida João Gomes Nogueira
Avenida Ferreira Viana e Adolfo Fetter (sentido Centro-bairro até a avenida Rio Grande Do Sul)
Avenida Ulysses Guimarães
Rua Marcílio Dias
Rua Dr. Amarante
Avenida Zeferino Costa (depois da avenida Leopoldo Brod)
Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira (Centro-bairro)
Rua São Paulo
Avenida 25 de Julho
Rua Ildefonso Simões Lopes
Avenida Leopoldo Brod
Avenida Francisco Caruccio
Rua Rafael Dias Mazza
Rua Rafael Pinto Bandeira
Avenida Artur de Souza Costa com avenida Bento Gonçalves
Avenida Dr. Guilherme Minssen
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário